Ecologia Pessoal
A arte de cuidarmos de nós
Certamente já ouviste falar em ecologia, um termo que, hoje em dia, é bastante usado para definir a preocupação e o cuidado que devemos ter com o meio ambiente. Dizem e ensinam-nos a ter uma vida eco-sustentável, a diminuir a nossa pegada ecológica com pequenas ações no nosso “atarefado” dia-a-dia. Mas será apenas esse o significado ecológico que está tanto em voga?
Ecologia vai muito mais para além de se ser vegan, fazer reciclagem, usar produtos biológicos e palhinhas de bambu… Ecologia é também assumirmos o poder pela nossa própria vida, as nossas escolhas, fazermos a “reciclagem” de pensamentos e emoções negativas, no fundo termos uma vida mais consciente, respeitando-a como uma oportunidade que nos foi dada de viver com dedicação e cuidado com o mais precioso que temos: o nosso “templo” físico, emocional e espiritual (EU).
Teimamos, constantemente, em viver em piloto automático, num ciclo vicioso em que nada ou pouco sabemos sobre nós. Queremos controlar tudo à nossa volta, temos uma enorme dificuldade de orientar a nossa mente, observar as nossas emoções, reconhecer padrões e conhecermos o nosso propósito a cada dia. Estamos “presos” a um corpo que nos faz morrer mesmo antes de estarmos mortos e deixamos, simplesmente, que a vida passe por nós sem nunca a termos vivido.
Devemos então viver com a premissa de que a vida acontece para mim e não que a vida meramente me acontece sem que o EU (vida) desperte e mergulhe nas profundezas do meu próprio “oceano”.
VIVER é encarar cada obstáculo como uma nova visão sobre a mudança, é um caminho em plenitude de regresso à nossa essência, sem medos, esforços ou crenças limitantes. É ressignificarmos cada experiência que temos, transformando-a numa mágica evolução. Tão simples como o que fazemos com a Natureza quando plantamos árvores para darmos mais vidas, assim podemos fazer com o nosso interior: replantar a felicidade, sabendo canalizar a energia positiva de cada emoção, para que, com isso, consigamos melhorar a nossa relação com o mundo interno e externo.
Deixo-te uma pequena reflexão…
Quantas vezes ao acordar, sentiste o frio e o quente de cada inspiração/expiração e te perguntaste quem e o que queres sentir e ser a cada novo nascer do Sol?
Desafio-te a fazeres isso todas as manhãs ☺
Vais perceber que a cada dia que a vida te oferece para respirares, é uma nova oportunidade de te reinventares e seres quem quiseres ser ❤
Deixo-te 5 dicas ecológicas para que possas viver de forma mais consciente:
Entrega-te ao aqui e ao agora, põe toda a tua atenção em cada coisa que fazes
Partiha algo com alguém sem esperares nada em troca (partilha é um ato de properidade)
Caminha na natureza e observa que sensações acolhes a cada inspiração
Cozinha uma refeição que gostes e te nutra física e emocionalmente pondo uma intenção que desejas para ti (verás que terá outro sabor ☺)
Agradece por cada momento e pessoas com quem te cruzas a cada dia
Com muita alma, Sofia